Serra Preta - Bahia

MUNICÍPIO DE SERRA PRETA FAZ ADESÃO DO GARANTIA SAFRA

Autor: Rede Geral - 18/02/2021 às 17:21:43
IMG

O prefeito Franklin Leite e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alismário Leite, assinaram na manhã desta segunda-feira(08), o termo de adesão ao programa ‘Garantia Safra’ de 2021. 

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Agricultores Familiares, que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, possuam renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e plante entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca podem ter acesso ao Programa.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Rural Alismário Leite, o programa vai beneficiar 1 mil agricultores familiares de Serra Preta. “Essas famílias que se enquadram no projeto e que sobrevivem da produção da sua terra, terão uma garantia de sustento no valor de 850 reais”, disse. 

Ainda segundo Alismário, a renda vai chegar em um momento bastante oportuno. “Estamos ainda em pandemia e esse recurso irá ajudar e muito as famílias da nossa cidade”, acrescenta o secretário. 

O prefeito Franklin Leite comemorou, e reafirmou o compromisso com o homem do campo. “Nossa ideia é que fortaleça a economia rural, principalmente nesse momento de pandemia, onde o recurso vai movimentar o orçamento destas famílias”, ressalta.  

Em breve, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente irá divulgar outras informações em relação ao programa. O projeto é uma parceria da União, estados e municípios, além do próprio agricultor, que também contribui com pequeno valor para que, no caso de perda de safra, o trabalhador seja reembolsado com um benefício anual e possa ter o risco social diminuído. 

ASCOM –Prefeitura de Serra Preta


Compartilhe:


Mais Notícias